Com atrações artísticas e musicais, evento marca fim da terceira edição da campanha Gre-Nal pela Vida

Com atrações artísticas e musicais, evento marca fim da terceira edição da campanha Gre-Nal pela Vida

Foto: Tales Trindade

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Por isso, doar sangue é uma ação de solidariedade e generosidade com os outros. Desde o dia 20 de novembro, a campanha Gre-Nal pela Vida, uniu gremistas e colorados da Região Central com o objetivo de estimular a doação de sangue por meio de uma competição entre os torcedores. Na noite desta quinta-feira (30), a terceira edição da campanha foi oficialmente encerrada. Em dez dias, a iniciativa alcançou 536 doadores.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O evento é de realização dos Lions Clubes de Santa Maria, no Centro, Dores, Camobi, Itararé e Medianeira, além dos Lions Clubes de Agudo e Quevedos. O projeto conta com a parceria dos consulados locais de Inter e Grêmio. O encerramento da campanha ocorreu no Shopping Praça Nova. Quem passou por lá, pôde curtir apresentações artísticas e musicais.

– Superamos os números do ano passado e isso nos deixa muito satisfeitos. Com mais de 500 doações, são mais de duas mil vidas salvas. Esse é o propósito desta campanha – afirma Leila Moura, assessora da campanha do Lions Clube.

Nos meses finais do ano os estoques de sangue no Hemocentro Regional de Santa Maria costumam baixar muito. Em férias, muitas pessoas costumam viajar, deixando de doar. Com maior número de pessoas nas estradas, os acidentes de trânsito também aumentam e, em alguns casos, há a necessidade de transplante de sangue.

– Pensamos em fazer essa campanha em outra época do ano, mas a equipe técnica do Hemocentro foi enfática em falar que esse é o pior momento de doações, as pessoas deixam de fazer a doação. Em função disso, essa data deve se manter nos próximos anos também – ressalta Leila.

Gremistas tricampeões

Independente do time, cada doador que participou marcou um gol de placa em prol da vida. Assim como em 2021 e 2022, a vantagem da competição ficou com os tricolores. Foram 291 doadores gremistas, e 245, colorados.

– É um gesto que vai além da rivalidade Gre-Nal. Somos rivais no campo, mas fora lutamos pela mesma causa. Terceira vez que a torcida gremista conquista o placar, mas fora a “corneta”, é um gesto muito bonito das duas torcidas. É importante que esse ato seja contínuo. Fica o convite às pessoas ajudarem – afirma Diogo Brondani, representante do Consulado do Grêmio em Santa Maria.

– Quem sai ganhando sempre é a comunidade. É importante doar sangue não somente em campanhas, mas o ano todo. Nós do consulado incentivamos nossos torcedores a continuarem doando em outros períodos – ressalta Leandro Loreto, representante do Consulado do Inter em Santa Maria.

Os participantes da campanha, concorreram a uma camisa oficial do seu time do coração. O sorteio foi feito após o encerramento das atividades. Essa foi uma forma de incentivar e agradecer quem disponibilizou seu tempo para doar.

– Eu costumo doar sempre. É muito importante para ajudar pessoas que estão em situação de emergência e dependem do sangue. É muito bacana ganhar uma camiseta oficial ainda – diz Potiguara de Avila Camargo, inspetor da Polícia Civil e vencedor do sorteio da camisa do Grêmio.

Marcelo Neves (Inter) e Diogo Brondani (Grêmio) representaram os consulados de Santa Maria durante o eventoFoto: Tales Trindade

Grupo Diário em prol da vida

Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo Diário apoiou a ação de valorização da vida. Todos os dias, a edição impressa do jornal teve uma gota de sangue com as cores do time que estava na frente no placar.

– É uma forma de marcar essa iniciativa e fazê-la presente todos os dias nas plataformas do Grupo Diário. Precisamos estar presentes na nossa comunidade em momentos como estes. Mais do que nunca esses dez dias de doações foram muito importantes para salvar tantas vidas. Neste Gre-Nal só há vencedores – afirma a diretora de jornalismo do Grupo Diário, Fabiana Sparremberger.


Encerramento

Mesmo com o encerramento da campanha ainda é possível fazer doação. Basta ir até o hemocentro ou realizar o agendamento pelos telefones (51) 3287-2549 ou (55) 98428-8274 (WhatsApp). Também é possível fazer o agendamento da doação pelo site da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. O horário de atendimento é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, ou sábado, das 8h ao meio-dia.

Foto: Tales Trindade

Requisitos para ser doador

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

* Colaborou: Letícia Klusener

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja como está o cenário da prematuridade em Santa Maria e o avanço das instituições na assistência Anterior

Veja como está o cenário da prematuridade em Santa Maria e o avanço das instituições na assistência

Pelo terceiro ano seguido, Grêmio leva a melhor na campanha Gre-Nal pela Vida; veja como ficou o placar Próximo

Pelo terceiro ano seguido, Grêmio leva a melhor na campanha Gre-Nal pela Vida; veja como ficou o placar

Saúde